Medos das criançasSuave Veneno contava sobre uma esponja da qual a filha de um ano e pouco tem medo. É uma esponja com uma carinha. Dava gosto de ver Suave rindo contando que a pobre menina mal conseguia falar de pavor, olhando para o sorriso desenhado.
- Eu percebi que ela estava com medo da esponja, mas ela não conseguia dizer, só grunhia umas coisas sem sentido. Aí eu pegava a esponja, colocava na cara dela e dizia: "É disso aqui que você tem medo?", só pra ver ela fazendo aqueles barulhos!
Caramba, o que fizeram com as mães amorosas? E olha que Suave ama a filha. Mas uma vez Suave Veneno... sempre Suave Veneno!
Ouvindo Suave contar isso, Rato Morto lembrou que a mãe, quando ele era pequeno, ameaçava ele e a irmã com o FRADE DA MÃO FURADA.
- Olha, meus filhos, não façam bagunça porque senão o FRADE DA MÃO FURADA vem pegar vocês... ele é do tamanho de um armário!
Rato e Irmã de Rato ficavam imaginando um monstro enorme, vestido de frade, tão alto e largo quanto um armário. E com a mão furada.
Mas nada barra pai de AnaPôla, que dizia que o BICHO PANDEIRO ia pegá-los.
Bicho pandeiro?
- É, o bicho pandeiro! - dizia ele - O BICHO PANDEIRO é uma coisa redonda e grande que vem andando e fazendo assim: "esquindô!" ... "esquindô!"
Como a menina cresceu gostando de samba, é um mistério.