SobremesasQuando papai, do alto da sua joselitice diz que na Etiópia não tem nenhum gordo, ele tem razão. Ninguém é magro à toa.
Outro dia, fui jantar com Pentel. Na hora da sobremesa, íamos dividir a mais famosa de lá: uma coisa com sorvete de chocolate, doce de leite, amêndoas, biscoito... Nem queiram saber. Só que eu estava olhando o cardápio antes e vi que tinham várias outra opções que também pareciam deliciosas. Tinha uma torta de chocolate amargo com calda de laranja maravilhosa que eu comi num aniversário uma vez, tinha uma bolo de caramelo quente com sorvete de creme e por aí ia. Eu fui ao banheiro e disse a ela pra dar uma olhada no cardápio pra ver se se a gente se inspirava a fazer uma mudança e pedir outra coisa igualmente boa, mas diferente do que a gente seeeempre come lá.
Quando volto do banheiro, Pentel está com uma cara esquisita.
- O que foi, Pentel?
- Bom... é que eu me interessei por uma sobremesa, estou com muita vontade de experimentar... mas acho que você não vai gostar.
Eu, me preparando para a bomba (que certamente não seria de chocolate e nem de doce de leite):
- Qual?
- É essa aqui: FIGOS com calda.
Figos. Figos. Só mesmo Pentel, com tortas variadas, chocolate e doce de leite no cardápio, escolheria comer figo. E o que é pior: não é porque ela está de dieta, é porque ela DESEJA o figo. Tem vontade de experimentar. É por isso que essa criatura tem cinco quilos a menos que eu. Pentel é a pessoa que ganha um bombom e parte em dois, metade que agora e metade pra depois, porque um bombom é muita coisa.
Claro que depois disso - pra espantar os maus espíritos anoréxicos que porventura estivessem me rondando naquele momento e me induzindo a pedir uma salada de frutas -comi a primeira opção, aquela de doce de leite com sorvete de chocolate. Todinha, sozinha.
Isso é pra eu aprender que sobremesa não se divide. No mundo dos gordos, dividir sobremesa é proibido nos restaurantes. A pessoa entra lá e já tem uma plaquinha na porta dizendo que, se for pra dividir, melhor comprar meia dúzia de maçãs e ir comer em casa.